Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compůs 2012 - UFJF

GTS



Os Encontros Anuais são estruturados em torno de Grupos de Trabalho (GTs) com o objetivo de propiciar intercâmbio de perspectivas entre pesquisadores e entre Programas Filiados. Criam-se redes de interesse acadêmico comum que atravessam as diversas instituições participantes. Cada GT envolve, necessariamente, pesquisadores de, pelo menos, três dos Programas Filiados. Além disso, pesquisadores de outras instituições participam diretamente dos GTs, o que estimula uma ampliação das estruturas de pesquisa inter-relacionada no país. Em decorrência, supõe-se que ficará eliminada, em médio prazo, a pesquisa esparsa e isolada que, em geral, esgota-se em si mesma.


A organização de um GT da COMPÓS implica a inclusão de participantes ativos, pertencentes a, pelo menos, três programas filiados distintos. Não se trata de restrição formal. Se um grupo pode constituir-se em uma só cidade, pode ser produtivo e funcionar em espaço próprio, não depende da COMPÓS para suas reuniões. Quanto mais disseminado for o trabalho do GT, quanto mais diversificado o perfil, a escola e a experiência de seus participantes, mais produtivo será o debate. O GT não se caracteriza como um grupo de pesquisa, mas como um grupo de pesquisadores diferenciados que se dispõem, em determinado momento de seus estudos, a compartilhar descobertas e hipóteses.


DINÂMICA DOS GTS


O modelo de trabalho coletivo de estudos e reflexão vem sofrendo alterações, com base nas experiências acumuladas ao longo das realizações dos encontros anuais anteriores, com vistas a aprimorar cada vez mais o funcionamento dos GTs. As atividades desenvolvidas pelos GTs exigem procedimentos de avaliação e critérios que abrangem as seguintes etapas:


a) Os textos são encaminhados à Coordenação dos GTs para seleção;


b) Os textos selecionados (máximo de dez em cada GT) são enviados a todos os participantes do grupo para leitura, além disso, ainda antes do evento os trabalhos selecionados podem ser acessados a partir da página do encontro anual da Compós;


c) Cada um dos textos selecionados é comentado por um relator, designado pela Coordenação, de modo que se produza um texto crítico. Os participantes do GT recebem cópia dos relatos.


Durante o Encontro Anual, todos os participantes do GT devem ter apreciado os trabalhos a serem discutidos nas sessões. Os relatos críticos visam à estimulação do debate.