Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compůs 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
Os Caminhos da Princesa de Minas - 11/06/2012


 


Cidade de maior população da Zona da Mata, com 520.000 habitantes, Juiz de Fora é uma pequena metrópole, com intensa vida cultural, econômica, histórica e ecológica. Apelidada de Princesa de Minas, Juiz de Fora está localizada entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A cidade possui um grande potencial turístico. Um dos seus cartões postais é o Morro do Cristo – também chamado de Morro do Imperador. Localizado a 930 metros de altitude, oferece visão panorâmica da cidade. Seu monumento, feito em homenagem ao Cristo Redentor, foi inaugurado em 1906 e abriga uma capela e uma estátua vinda de Paris. Além do atrativo turístico, o Morro do Cristo também possui sua contribuição cultural. Ali, desde 1964, ficava a sede da antiga TV Industrial. Hoje, com o canal desativado, a construção e a antena transmissora ainda se encontram preservadas. Atualmente, o Morro do Imperador é utilizado para prática de esportes, caminhadas e por pessoas que desejam ter um maior contato com a natureza, desempenhando forte contribuição ecológica para a cidade.


No campo histórico, Juiz de Fora possui três locais que ajudam a contar sua história. Um deles é o Museu Mariano Procópio. Primeiro museu de Minas Gerais, foi fundado em 1915 por Alfredo Ferreira Lage e abriga um dos principais acervos do país, com aproximadamente 50 mil peças. Atualmente, os prédios, que abrigam obras de diversos países, que pertenceram à família Ferreira Lage, se encontram em reformas, e estão fechados para a visitação pública. Ainda assim, quem quiser visitar o local, pode conhecer o parque que existe ali. A entrada é gratuita, e os interessados podem ver os jardins construídos em torno do Museu.


Outra opção para conhecer melhor a cidade é Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM). Criado em 2005, está vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora e possui um dos mais importantes acervos de Minas Gerais, com 300 obras assinadas por artistas como Picasso, Miró, Portinari e outros. Além disso, o espaço possui laboratórios de conservação e restauração de obras de arte, biblioteca com mais de oito mil livros e galerias destinadas a exposições, que, neste mês, estarão com duas mostras de pintura e uma de fotografia.


Uma alternativa tanto histórica quanto cultural é o Forum da Cultura. Antigo prédio da Faculdade de Direito da UFJF, hoje o Forum da Cultura abriga exposições culturais e peças de teatro. Ali funciona o Centro de Estudos Teatrais, do Grupo Divulgação, que trabalha com atores adolescentes, universitários e idosos, sob a direção do professor José Luiz Ribeiro. Possui acervo fonográfico doado pelo professor Murílio de Avelar Hingel, em 1993, com predominância de música erudita e composições medievais. Atualmente está em cartaz a peça infantil “Cadê”, de José Luiz Ribeiro, apresentada aos sábados e domingos, às 16h45. Na galeria de arte, está a exposição “Recordações”, com visitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30 e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. No Museu de Cultura Popular, que também funciona no local, está a mostra “Ele não sabe que seu dia é hoje”, sobre as festas juninas, com visitas de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h30 e aos sábados e domingos, das 14h às 18h.


 


Patrimônios da região


 


A 90 km de Juiz de Fora, Conceição de Ibitipoca, também conhecida como Arraial, é uma das mais antigas vilas de Minas Gerais e possui um pouco menos de dois mil habitantes. Com frequente visitação de turistas, a cidade possui o Parque Estadual de Ibitipoca, que dá ao visitante possibilidade de contato com a natureza, de fazer trilhas e de acampar. Na vila, as sugestões são restaurantes, como o Ibitilua, localizado na rua principal, que oferece comida mineira, vegetariana, porções e petiscos.


Em Santos Dumont, a atração é a Fazenda de Cabangu, local onde nasceu e viveu por alguns anos o pai da aviação brasileira. Hoje, a fazenda foi transformada em um museu que abriga objetos pertencentes ao inventor, como documentos, cartas, fotos e réplicas do 14 Bis e de outros aviões e dirigíveis criados por ele.


 


Localize-se:


 


Morro do Cristo: Rua Dr. João Pinheiro, em direção ao Bairro São Pedro.


 


Museu Mariano Procópio: Rua Mariano Procópio, s/n. - Bairro Mariano Procópio - Telefone: (32) 3211-1145 - Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 18h.


 


Museu de Arte Moderna Murilo Mendes: Rua Benjamin Constant, 790 – Centro -


Telefone: (32) 3229-9070 - Horários de visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h - sábados e domingos, das 13h às 18h.


 


Forum da Cultura: Localizado na Rua Santo Antônio, 1112 – Centro - Telefones: (32) 3215-3850 / 3217-1035 - Horários de visitação: de terça a sexta, das 14h às 20h30.


 


Ibitipoca:


De carro: pegar a saída de Juiz de fora em direção a Lima Duarte, sair da BR-040 na placa: Lima Duarte, Caxambu, São Lourenço. A placa fica 8km após a fábrica da Mercedes Benz. Após a placa, vire à direita na BR-267. Entre na cidade de Lima Duarte. De Lima Duarte até Conceição do Ibitipoca são mais 27km, a maioria em estrada de chão.


De ônibus: é necessário pegar 2 ônibus. Um de Juiz de Fora a Lima Duarte, e outro de Lima Duarte a Ibitipoca.


Fazenda Cabangu: localizada na BR 499, dista 16 km do centro da cidade de Santos Dumont, de onde sai diariamente um ônibus, às 11h30, que passa em frente ao Museu. Aberto das 8h às 17h30. As visitas com guia são a partir das 12 h.


 


Por Gabriela Soares Cabral, Raphaela Benetello Marques e Taís Poliana Evangelista de Oliveira


Alunas do  períóodo de Comunicação


 



Voltar