Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compós 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
Comercial polêmico de Gisele Bündchen encerra o GT de Cultura das Mídias - 19/06/2012


 


No ano passado, três comerciais da marca de lingerie Hope mostravam a modelo Gisele Bündchen ensinando o melhor jeito de dar noticias ruins ao marido: de lingerie. A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) da Presidência da República solicitou ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) a suspensão da propaganda, por acreditar que ela era preconceituosa com a mulher.


A repercussão na mídia do caso foi o tema escolhido pela doutoranda Lígia Campos de Cerqueira Lana, da UFMG, em seu trabalho “Gisele Bündchen ensina: a sensualidade no caso Hope e a legitimação feminina na experiência pública”. Para ela, a figura de Gisele contribuiu para esta repercussão, por ser uma celebridade conhecida no âmbito internacional, atraindo mais o olhar do público e dos veículos de comunicação. Há quatro anos, a doutoranda já “acompanha” a modelo. Em sua tese, fez um estudo de comparação entre Gisele e a apresentadora Luciana Gimenez, discutindo o termo celebridade.


Lígia acredita que o governo se equivocou ao não argumentar como a mulher deveria ser realmente reconhecida. Durante sua apresentação também questionou o próprio trabalho da mídia, que não tocou nesta questão, simplesmente entrou “na onda” da Secretaria, sem lembrar de outro comercial estrelado pela modelo, no qual o marido de sua personagem voltava para casa depois de muitos anos e dava mais importância a uma TV por assinatura que a sua mulher.


Participando pela primeira vez da Compós, Lígia encerrou o GT com sua apresentação se mostrando feliz com resultado. “Parecia mais com um grupo de pesquisa, por causa das discussões respeitosas e pelas dicas dos outros integrantes”, diz Lígia.


 


Por Angélica Simeão 


Aluna do  período de Comunicação


 



Voltar