Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compós 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
Artigo sobre audiodescrição é apresentado no GT Comunicação e Cidadania da Compós - 19/06/2012


 


 


A audiodescrição, um recurso adicional que permite aos deficientes visuais consumir produtos feitos pela TV, e, também, pelo cinema, foi o tema de um dos dez artigos apresentados no GT Comunicação e Cidadania. Escrito pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Flávia Mayer, o texto, intitulado “O deficiente visual como pressuposto leitor de produtos audiovisuais”, se propõe a refletir sobre o trabalho, realizado por ela, com deficientes visuais atendidos pelo Instituto São Rafael de Belo Horizonte.


Segundo Flávia, através da audiodescrição, é possível fazer com que uma pessoa que nasceu cega ou que perdeu a visão em algum momento da vida, como, por exemplo, idosos, disléxicos, portadores de Síndrome Down e deficientes mentais, se torne um consumidor de programas de televisão ou de filmes do cinema. “Através da narração das ações dos personagens em cena, dos figurinos, da passagem do tempo e da descrição do espaço, estamos fazendo com que o deficiente visual se torne um leitor pressuposto de produtos, que, pela lógica, não são feitos para ele”.


Para a pesquisadora, esse tipo de trabalho requer muita atenção e dedicação, pois tudo tem que ser pensando com antecedência no roteiro. “Ao adaptarmos um filme, temos que pensar no tipo de voz que será usada, se é masculina ou feminina, na tonalidade que a cena exige e na necessidade ou não de uma trilha sonora adicional”.


Flávia começou a se envolver no universo dos deficientes visuais, depois que leu uma matéria de jornal falando sobre a audiodescrição da obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. Na ocasião, ela era aluna de Relações Públicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição na qual defendeu o trabalho de conclusão de curso sobre o assunto, e, que posteriormente publicou a monografia dela em forma de livro, chamado de “Diagnóstico de Comunicação para a Mobilização Social: promover autonomia por meio da audiodescrição”.


 


Durante dois dias do GT Comunicação e Cidadania , outros nove trabalhos foram apresentados.


 


Por Carlos Alexandre


Aluno do 8º período de Comunicação Social UFJF


 


 


 



Voltar