Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compůs 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
GT de Jornalismo apresenta diversas formas de estudos - 21/06/2012


 


 


Em dois dias de evento, nove trabalhos foram apresentados no GT de Jornalismo da Compós 2012. Abordando vários temas do jornalismo, o GT reuniu novos temas para a discussão, como ressalta o coordenador Ronaldo Henn: “é tradição em nosso GT, os trabalhos contemplarem temas diversos, dando conta das várias possibilidades de pesquisas que hoje a área propõe”.


O primeiro dia de GT começou mostrando uma inovação, o trabalho de Sylvia Debossan mostrava uma abordagem diferente com o jornalismo, de um outro olhar, ou como no título da pesquisa, “O segundo olho do repórter”, que mostra o papel dos motoristas que trabalham diretamente com os jornalistas. “Um trabalho muito original que também fez pensar as práticas jornalísticas para além do profissional de redação”, destaca Ronaldo. Na parte da tarde, os trabalhos trataram mais a questão Internet e jornalismo; “a questão das redes sociais como constituidoras de acontecimentos”, completou Ronaldo.


O trabalho “Todos juntos e misturados, mas cada um no seu quadrado: um estudo do RJTV 1ª edição e do ‘Parceiros do RJ’”, de Beatriz Becker, destacou a participação do público na produção de notícias para o RJTV. Com uma apresentação em parte feita com vídeo, Beatriz tentou mostrar como acontece a inserção do povo nas notícias. Antes a população de baixa renda tinha o tempo de visão muito curto e sem créditos, com o “Parceiros do RJ” essa população passa a ter seu próprio espaço no telejornal, porém com seu lugar bem definido. Como Beatriz destacou em seu trabalho, é como se a vinheta do quadro, em ritmo de rap, separasse as notícias do jornal da reportagem do “Parceiros”.


A parte da manhã do segundo dia marcou por apresentações mais teóricas, conceituais. Se no primeiro dia existiam mais objetos empíricos, esses trabalhos mostravam as teorias do jornalismo, “o que também é importante para nos ajudar a refletir sobre os objetos empíricos”, afirmou Ronaldo. Na parte da tarde, os trabalhos foram mais voltados para a política, como a representação da charge no jornal porto-alegrense Zero Hora e seu caráter ideológico, no trabalho de Adriana Shryver, “que tem enquadrado o atual governo e sobretudo a figura da presidente Dilma, de uma maneira bem peculiar”, completa Ronaldo. Já Maria Lucineide Andrade finalizou o GT apresentando um trabalho sobre a abordagem do aborto na campanha eleitoral de 2010.



Por Danilo Rezende


Aluno do 7° período de Comunicação



 


 




 



Voltar