Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compós 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
François Jost abordará gêneros televisuais em mini-curso na Compós 2012 - 15/05/2012




Está definido o tema do mini-curso que será ministrado na Compós 2012 pelo Professsor francês François Jost: “Pragmática dos gêneros televisuais: teoria, ética”. O seminário internacional será realizado no primeiro dia do evento, 12 de junho (terça-feira), de 8h30 às 12h30 e de 13h30 às 17h30.


O curso tem como proposta a apresentação de um sistema conceitual para a análise de programas de televisão. Nessa perspectiva, o conceito de Gênero ocupa um lugar privilegiado.


Para Jost, a análise da televisão não satisfaz apenas a uma demanda de compreensão das mídias, já que se trata, também, de uma necessidade ética. Além disso, o conhecimento da pragmática dos gêneros pode auxiliar a reflexão sobre o bom uso da televisão.


François Jost nasceu em Paris, em 1949. Sua obra envolve análise semiótica da produção e da recepção midiática, especialmente sobre televisão e cinema. Ele é formado em Filosofia (Sorbonne, 1970) e em Letras Modernas (Paris III, 1973), com mestrado em Filosofia e Estética (Paris I, 1971). Defendeu sua tese de doutorado em 1983 e, atualmente, é Professor de Semiologia Audiovisual na Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris III. Desde 1997, é Diretor do Centre d’Études sur l’Image et le Son Médiatiques (CEISME), na Universidade Paris III. Jost foi Professor convidado em universidades de inúmeros países, como Bélgica, Uruguai, Canadá, Espanha, Argentina e Brasil. Dirigiu filmes, vídeos e documentários. Além disso, tem vários artigos e livros traduzidos e publicados no Brasil, como “Seis lições sobre a televisão” (Sulina, 2006), “A narrativa cinematográfica (EdUnB, 2010) e “Compreender a televisão” (Sulina, 2010).


Inscrições




O Seminário Internacional Compós será realizado no anfiteatro da Faculdade de Comunicação, com carga horária de 8 horas de duração, na manhã e tarde do dia 12 de junho. Serão oferecidas 150 vagas, com participação gratuita para inscritos na Compós. Também há possibilidade de participação apenas do curso de François Jost; para estes a inscrição tem o valor de R$30,00.


Para se inscrever, envie um e-mail para compos2012.jf@gmail.com com o assunto [Inscrição mini-curso Jost] e a ficha de inscrição preenchida em anexo. Caso não seja participante da Compós, envie também o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.


Download da ficha de inscrição






 



Voltar