Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compós 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
GT Comunicação em Contextos Organizacionais apresenta temas diversificados - 21/06/2012


 


O Grupo de Trabalho Comunicação em Contextos Organizacionais teve artigos que abordavam diferentes temas, na segunda manhã da Compós 2012. O professor do PPGCOM da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Luiz Peres Neto, foi o primeiro a se apresentar, com o trabalho “Apontamentos teóricos sobre o uso dos Estudos Críticos do Discurso na pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas”.


 


Segundo o autor, “a tradição epistemológica dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) representa um importante arcabouço teórico para a pesquisa em comunicação”. O artigo retoma determinados conceitos teóricos sobre os ECD com o objetivo de integrá-los às pesquisas em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Neto agrega áreas distintas do saber e soma conhecimentos de diferentes disciplinas a fim de propor três apontamentos: multidisciplinaridade, a objetividade e a ideologia e, por último, o discurso, a cognição e a sociedade.


 


Em seguida, a professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Ferrari, apresentou o artigo “Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização”. O trabalho aborda o estudo da interculturalidade em organizações que estão se internacionalizando, sob uma perspectiva sistêmica, pois, segundo a autora “a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças”. Com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais, a autora apresenta um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação.


 


Para a vice-coordenadora do GT, Eugenia da Rocha Barichello, a diversidade dos assuntos abordados nas apresentações enriquece os debates do grupo que se formou recentemente ano passado: “o espaço e a forma de discussão propostos pela Compós são extremamente proveitosos, pois geram um real aprofundamento em cada um dos temas apresentados”, avalia.


 


Outros oito trabalhos foram apresentados durante os dois dias do GT Comunicação em Contextos Organizacionais.


 


 


Por Laís Mendes


Aluna do 7° período de Comunicação



 


 


 



Voltar