Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compós 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
Fórum da Cultura da UFJF abre as portas para o XXI Encontro Anual da Compós - 16/05/2012


 



A abertura do XXI Encontro Anual da Compós, em Juiz de Fora, será realizada na noite de12 de junho. Além da entrega do Prêmio Compós 2012, o lançamento do curta “Quase que só há estrelas” e um coquetel de boas-vindas, darão início às atividades do evento no teatro do Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado no centro da cidade. O curta metragem foi produzido pelo professor Nilson Alvarenga, em conjunto com o mestrando Tomyo Costa Ito e com Marília Xavier, também mestre em Comunicação pela UFJF, e faz referência no título a um verso do poeta juiz-forano Murilo Mendes.


O cenário


 A abertura do XXI Encontro da Compós tem como cenário um espaço cultural vinculado à Faculdade de Comunicação da UFJF.O prédio do Fórum foi construído nos anos 1920 por Clóvis Guimarães Mascarenhas para fins residenciais de sua família, batizando-a de Villa Ceci, em homenagem à sua esposa. Ainda na mesma década, contudo, a residência foi vendida a um comerciante local. Em 1953, a casa passou a ser sede da Faculdade de Direito e ganhou um anexo para abrigar as salas de aula e, no último andar, o salão nobre. A reforma não seguiu as marcações históricas da época em que o imóvel foi construído.


Pouco depois, em 1960, cedeu espaço para a primeira sala de reitor da universidade. A Faculdade de Direito ocupou o prédio até 1971, quando foi transferida para o campus universitário. E, no ano seguinte, a Villa Ceci tornou-se sede do Fórum da Cultura da UFJF. Até 1994, o local abrigou também outras entidades como o Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, Centro de Estudos Sociológicos e o Centro Cultural Pró-Música.


Atualmente, o Fórum é coordenado pelo professor José Luiz Ribeiro e funciona como sede de algumas das instalações vinculadas à universidade, como o Museu de Cultura Popular, uma pinacoteca, uma galeria de arte e um teatro (antigo salão nobre da Faculdade de Direito).


Também possui um importante acervo fonográfico com obras raras, indo de composições medievais a compositores contemporâneos. O Fórum é ainda sede do coral da UFJF e do Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação.


Serviço: A abertura do XXI Encontro da Compós está marcada para  19:30h de 12 de junho (terça-feira). O Fórum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora. Telefone: (32) 3215-3850 / (32) 3217-1035.


Por Igor Oliveira


 



 



Voltar