Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compůs 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
Presidente da Compůs fala sobre evento em JF - 31/05/2012


 


A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe entre os dias 12 e 15 de junho o XXI Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – a Compós 2012. No evento, que reúne trabalhos de 39 programas de pós-graduação stricto sensu, os participantes poderão conferir, além de apresentações de artigos, lançamentos de livros e um minicurso “Pragmática dos gêneros televisuais: teoria, ética”, com o professor da Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris III, François Jost.


Segundo o presidente da Compós e professor da Universidade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Júlio Pinto, a iniciativa é uma chance para os pesquisadores da área de Comunicação mostrarem o que estão fazendo nos seus respectivos cursos e, com isso, receberem um feedback. “O formato dos Grupos de Trabalho garante, ao mesmo tempo, uma boa seletividade e um tempo de discussão significativo para cada trabalho. Assim, vemos que a Compós não é um lugar de exposição narcísica, mas um espaço de trabalho”. 


Desde o ano passado, o evento conta com 15 GTs. Em 2010, eram 12. O Conselho decidiu aumentar o número de grupos para ampliar o número de investigadores e acomodar novos interesses. Política, Televisão, Cultura das Mídias são alguns dos temas.


Adesão à Associação tende aumentar


Anteriormente, os programas de pós-graduação que participam da Associação estavam concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Entretanto, hoje há uma disseminação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estima-se que na próxima edição o número de programas associados aumente para 42.


Júlio Pinto tem uma relação bem estreita com o evento. Esteve presente na primeira edição realizada no Rio de Janeiro e, nos anos seguintes, continuou participando como membro do Conselho Geral da Associação como coordenador de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, depois, da PUC-MG. Foi vice-presidente do Conselho na gestão 2009-2011 e, como presidente, segue até o próximo ano. Ele ressalta que a associação “cumpre um papel fundamental de constituir um fórum científico de alto nível, sendo também um órgão de representação dos programas da área junto às agências de fomento, principalmente a Capes e o CNPq, e aos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia”. 


Com relação à escolha de Juiz de Fora como sede, Júlio não tem dúvida de que o encontro será impecável, tanto do ponto de vista da organização propriamente dita quanto da famosa hospitalidade das Gerais.


Entrega de prêmios


Na abertura oficial, no dia 12, às 19h, no Forum da Cultura, será entregue o prêmio Compós de Teses e Dissertações 2012. Os vencedores das três categorias já foram escolhidos. São eles: Marcel Vieira Barreto Silva (Melhor Tese 2012 – ‘Adaptação Intercultural - O caso de Shakeaspere no cinema brasileiro’), Priscila Martins Dionízio (Melhor Dissertação 2012 – ‘Entre mundos: um encontro com o outro na tessitura da narrativa jornalística’) e Clarice Greco Alves (Menção Honrosa/Dissertação 2012 – ‘Qualidade na ficção brasileira: as críticas especializada e popular’).


 


Por Angélica Simeão e Carlos Alexandre


Alunos do 7° período de Comunicação 


 



Voltar