Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/database.class.php on line 111
Encontro Compós 2012 - UFJF


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/composo/public_html/encontro2012/admin/includes/functions.php on line 14
Dupla estreia na Compós com trabalho sobre mídias sociais e política - 31/05/2012


 


O professor da Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e cientista político Paulo Roberto Figueira Leal, juntamente com a jornalista e mestranda Patrícia Rossini, apresenta pela primeira vez um artigo na Compós.


O trabalho é uma análise das estratégias de construção de imagem política de quatro presidentes latino-americanos. Desde 2010, a dupla pesquisa a maneira como políticos usam mídias sociais e se sua presença nesses ambientes promove efetiva interação com os eleitores/cidadãos. “A motivação para estudar presidentes latino-americanos surgiu da observação do crescente uso do Twitter por eles e da vontade de pesquisar a representação política nesse meio fora do momento eleitoral”, explica Patrícia.


 


Os pesquisadores desejavam verificar se havia diferenças na apropriação política do Twitter referentes à orientação ideológica dos presidentes. Foram analisados os comportamentos de dois presidentes alinhados à esquerda política, Hugo Chávez – Venezuela – e Rafael Corrêa – Equador –, e de dois alinhados à direita, Sebástian Piñera – Chile – e Juan Manuel Santos – Colômbia. Foram coletados tweets num determinado período de tempo, e a partir daí, o conteúdo foi analisado para traçar estratégias de construção de personagem e representação política na mídia social. A presidente Dilma Rousseff não é adepta do Twitter e ficou de fora da pesquisa.


É minha primeira participação na Compós e estou bastante animada com o evento, que é um dos mais importantes do país”, afirma Patrícia. O professor Paulo Roberto acredita que o evento é uma oportunidade de dialogar com os principais pesquisadores do país na área de Comunicação. “A densidade dos debates acadêmicos faz da Compós um evento que produz efetivo avanço nas pesquisas, à medida que os trabalhos apresentados são intensamente discutidos nos Grupos de Trabalho (GTs)”, conclui.


 


Por Bárbara Moreira, Laís Mendes e Luiza Bravo


Alunas do 7° período de Comunicação


 


 



Voltar